Qual o verdadeiro valor do Pro-Ética e do Compliance?

Cada vez mais o combate à corrupção se fortalece e o reconhecimento Pró-Ética é termômetro para um Programa de Compliance de sucesso.

A ampla divulgação sobre as investigações e resultados da Operação Lava Jato veio como somatória em um momento de fortalecimento das medidas de combate à corrupção. O Empresa Pró-Ética, iniciativa inovadora promovida pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), com apoio de entidades como Instituto Ethos, IBRACON e ETCO, promove uma abordagem educativa e preventiva que confere um grande diferencial a favor do Brasil: o de estruturar a gestão do Compliance nas organizações.

Em todo o mundo, as autoridades públicas atuam, tipicamente, de modo reativo através de um papel regulador, fiscalizador e sancionador, punindo empresas e pessoas por crimes financeiros como corrupção, lavagem de dinheiro e outras ações ilícitas. O Empresa Pró-Ética, por outro lado, tem como principal característica a ação anterior a qualquer crime ser cometido, buscando criar condições para que ele nem mesmo aconteça – ou, ao menos, para que seja rapidamente detectado e, assim, para que os responsáveis sejam identificados e devidamente punidos. Isto porque é uma ação que incentiva a correta estruturação da gestão do Compliance, bem como a fomentação de uma cultura ética empresarial em conformidade com as leis.

O reconhecimento Pró-Ética também possui outro grande ponto a seu favor. Ele é uma iniciativa democrática, já que permite que organizações dos mais diversos perfis possam participar de sua avaliação. Na edição de 2017, 23 empresas de portes diferentes e de geografias distintas foram reconhecidas, amplitudo que reforça a acessibilidade para as organizações de todo o país.

Adequar-se aos critérios de Empresa Pró-Ética não deve ser um obejtivo prioritário. Ser reconhecido como Pró-Ética é consequência de um trabalho árduo, que demanda, no mínimo, alguns anos para que um Programa de Compliance seja construído com efetividade e para que a formação de uma cultura corporativa seja galgada na ética. Desta forma, estruturar um Programa de Compliance eficaz é a real meta a ser perseguida pelas organizações, uma vez que o Compliance ajuda a promover os negócios, reduzir as fraudes e perdas, além de proteger a reputação. Trata-se de um caminho sem volta, com inúmeros benefícios, pelo qual sua empresa pode percorrer – seja dando os primeiros passos, seja evoluindo de patamar.

Já para as empresas que implementaram um Programa de Compliance eficaz e possuem um bom histórico, talvez seja o momento de buscar um reconhecimento público como o Pró-Ética. Que o fortalecimento da cultura ética e de conformidade continue permeando o ambiente de negócios do Brasil, onde cada um faz a sua parte para que as organizações mantenham-se saudáveis e de acordo com as leis.

A Protiviti, consultoria global que identifica, antecipa e soluciona as principais questões internas dos negócios, foi eleita Empresa Pró-Ética por três anos consecutivos. Somente a expertise de uma equipe Pró-Ética pode auxiliar, de verdade, sua empresa na construção de um Programa de Compliance de sucesso. Deixe o seu comentário ou entre em contato com os nossos especialistas.

Comentários do Post

Seja o Primeiro a Comentar!